Topo Topo Topo Topo Topo
O que fazemos
O desenvolvimento de um livro pode comportar vários serviços especializados. Oferecemos aos nossos clientes, seja autor independente ou editora, os seguintes serviços:

1. Projeto gráfico
O projeto gráfico dá forma ao conteúdo, auxiliando e reforçando, com a aplicação de conceitos visuais relativos à identidade de cada livro.
O objetivo é adequar os elementos do design (tipografia, cores, formatos, margens, citações, mancha de texto, alinhamentos etc.) ao conteúdo, unindo questões técnicas e estéticas para resultar num livro que brilhe pelo seu conteúdo.
O design de livro é uma arte invisível, que possui suas próprias tradições e um conjunto relativamente pequeno de regras aceitas. Sua percepção dependerá do grau de consciência do leitor.

2. Editoração
Trata-se da digitalização do conteúdo do livro (textos, fotos, tabelas), a partir do projeto gráfico, no software adequado para impressão. Durante a diagramação, muitos cuidados devem ser tomados quanto a hifenizações, separações de parágrafos na troca de páginas, linhas “viúvas”, sinais gráficos como travessões, aspas, marcadores etc.

3. Revisão de textos
Uma boa revisão é fundamental para a publicação de qualquer texto, qualificando a obra e conferindo credibilidade.
Alguns tipos de revisão:
Revisão ortográfica e gramatical: corrige erros de concordância nominal e verbal, acentuação, sintaxe, pontuação, grafia de palavras etc.
Revisão normativa: padroniza o texto quanto ao uso de abreviações, termos recorrentes, formatos de citações e destaque de trechos ou palavras.
Revisão estilística: torna o texto mais claro e de fácil entendimento através de melhoramentos na construção das frases, orações e períodos.

4. Ilustrações
Alguns trabalhos, para serem ainda mais completos, precisam de criações exclusivas. Algo que seja desenhado exclusivamente para uma ideia específica. Seja um personagem, um grupo de personagens, um objeto, um cenário. A personalização, desde o traço que vai ser utilizado até o estilo do desenho, é efetuado com muito cuidado e estudo.

5. Fotografias
Fotografias bem feitas é um passo importantíssimo para o sucesso de uma boa edição. Aparelhagens, cenários e técnicas são utilizados para que isso ocorra.

6. Tratamento de imagens
Calibração de cores, ajustes nas imagens, padronização de imagens dentro da mesma edição, correções, ampliações, resolução, entre outros. Esses são itens que muitas vezes fazem uma grande diferença em uma edição.

7. Traduções
São utilizadas em caso de edições que contenham mais de uma língua ou se necessária a tradução de algum trecho.

8. Encaminhamento de ficha catalográfica e ISBN
Ficha catalográfica – ficha onde constam dados da obra e do autor. É colocada no verso da folha de rosto. Sua elaboração é feita por um profissional (bibliotecário) competente para tal.
ISBN – International Standard Book Number – é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a circulação e a comercialização das obras.

9. Coordenação editorial
O coordenador editorial é a figura que gerencia todas as etapas de uma publicação, impressa ou digital. Avaliando as necessidades do cliente, ele administra conteúdo, design, equipe, prazos e orçamento para que ela atinja o seu potencial máximo de comunicação. Estabelece o cronograma, organiza as etapas do trabalho e promove a integração do grupo.

10. Impressão – acompanhamento
Para cada livro uma necessidade diferente. Cada tipo de livro tem suas necessidades. Para isso existem as gráficas mais indicadas para cada uma das escolhas. O acompanhamento de produção vai muito além da finalização de um arquivo e envio. É preciso cuidar de perto, conferir provas, ajustar cores, entre várias outras coisas.

RS Host :: Sites Grátis com Hospedagem